quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O filme do Lula

Já que o filme "Lula, o Filho do Brasil" foi "escolhido" para representar o Brasil na cerimônia norteamericana do Oscar, segue aqui a minha homenagem:

Tive que postar, afinal, a primeira charge a gente nunca esquece!

domingo, 26 de setembro de 2010

O Megalomaníaco e a Imprensa

Primeiro foi a Dilma, depois o José Dirceu e por último o próprio presidente Lula criticou a imprensa e seu "excesso de liberdade". É claro que tais comentários fizeram abrir os olhos dos que estavam cochilando e chamaram à prontidão os que estavam a descansar! Ninguém nega as conquistas dos últimos 16 anos de boa gestão econômica, mas achar que tudo que existe de bom se deve a um homem e quem fala contra ele pratica blasfêmia, é no mínimo endeusar o humano! Como sou defensor da liberdade total da imprensa, parabenizo os jornais O Estado de São Paulo e a Folha de São Paulo pelos excelentes editoriais deste domingo, que você poderá ler nos links Folha e Estado. Como bom admirador das artes marciais, sei o quanto é importante a regra: no primeiro momento agressivo do teu combatente, entre e mostre a tua destreza! Ou ainda: se ameaçarem te bater, surpreenda quem te ameaça, caso contrário ele baterá com mais força! São regras que funcionam tão bem nas artes marciais quanto na vida cotidiana. Se deixarmos os que se julgam poderosos nos ameaçar e nos intimidar, eles tomarão conta rapidamente. Nestes casos, o silêncio nunca é a melhor resposta. A imprensa tem respondido e a sociedade também. Tanto que os ameaçadores, percebendo que estão perdendo votos, rapidamente mudaram o discurso e passaram a defender a imprensa livre! Todos de uma vez, dá até gosto de ver como são democráticos! Agora, a reportagem que eu mais gostei nesta semana foi a da Gazeta com o Dr. Hélio Bicudo. Primeiro porque foi muito interessante ver por quê o ex viceprefeito da Marta e fundador do PT deixou o partido após 25 anos, e principalmente por saber que mesmo aos 88 anos ele não abandonou sua luta, participou do Manifesto pela Democracia e está apoiando a candidatura do seu amigo Plínio de Arruda Sampaio à presidência. Parabéns à ambos! Aspiro chegar a sua maturidade com a mesma força de vontade e lucidez! Pessoal, nós temos gente muito boa no Brasil!

sábado, 11 de setembro de 2010

Não Confunda: A Fralda do Roberval com A Fralde Eleitoral

Conforme pode ser visto na Folha, a candidata Dilma, que acabou de ganhar um neto, estava visitando a filha no Rio Grande do Sul e numa entrevista coletiva recebeu uma pergunta sobre fraldas de um jornalista da Record. Não o deixou terminar a pergunta e respondeu que não iria falar sobre fraldes, que eles deveriam perguntar isso ao adversário político dela. Confundir fraldas com fraldes e responder ríspidamente ao jornalista? Explica aí, Dr.:

O Polvo no Poder - Novo Superescândalo em 15/10/2010

O jornalista Reinaldo Azevedo fez um brilhante trabalho para a revista Veja, publicado neste final de semana. Veja a chamada da revista: para ir para o link da revista você pode clicar aqui. Eu sei que muitos vão achar estranho esse escândalo surgir a 22 dias da eleição, mas é o próprio jornalista quem comenta: "A publicação da reportagem a vinte dias do primeiro turno das eleições fará brotar acusações de que o objetivo é prejudicar a candidata oficial, Dilma Rousseff. São especulações inevitáveis. Mas quais seriam as opções? Não publicar? Só publicar depois das eleições? Essas não são opções válidas no mundo do jornalismo responsável, a atividade dedicada à busca da verdade e sua revelação em benefício do país." Eu não sou assinante da revista, mas queria muito ler a matéria antes mesmo dela ir às bancas. Usei a criatividade, a pesquisa, e fácil, fácil consegui ler praticamente tudo no blog do próprio jornalista. Para que você também possa ler, seguem os links: A mãe... (1) link 1 A mãe... (2) link 2 A mãe... (3) link 3 A mãe... (4) link 4 A mãe... (5) link 5 A mãe... (6) link 6 A mãe... (7) link 7 A mãe... (8) link 8 Sabe o que eu acho curioso? Eu tenho certeza de que você, como eu, vai ficar indignado e enviar isso a alguns amigos, até porque eles poderão saber do que se trata sem ter que comprar a revista (!). Isso deve aparecer na TV, em todos os principais programas jornalísticos, mas sabe o que vai acontecer? Nada! Existe uma grande tendência a que nada ocorra porque a grande massa de eleitores não vai se dar ao trabalho de ler essa reportagem, mesmo sendo de graça! Não vão compreender o que vão ver na TV e nem vão comentar à respeito com ninguém para não mostrar sua ignorância. O pior de tudo: no dia da eleição eles se dirigem às cabines eleitorais para "cumprir sua obrigação". Votam nos que aparecem em primeiro na pesquisa eleitoral porque "não querem perder o voto", como se o voto fosse uma corrida de cavalos. Resta agradecer por ainda termos São Paulo, Minas Gerais e Goiás, que poderão funcionar como foco de resistência caso a imprensa passe a ter que aprovar suas matérias previamente dentro de alguns anos. Como eu não sou de desistir fácil, dedico algum tempo a divulgar, comentar e quem sabe, educar. Porque tenho fé que isso tudo um dia acaba!