sexta-feira, 22 de maio de 2009

Sob as Luzes do Zé Trindade

Zé Rodrix, o verdadeiro grande José Rodrigues Trindade, partiu nesta madrugada em encontro à Luz Maior!

Muito se falará sobre ele agora, mas vale comentar que além de um grande publicitário e de configurar entre os maiores músicos que o Brasil já teve, ele foi uma pessoa rara, comprometida com seus ideais e suas metas.




Espiritualista, jamais abandonou a sua busca e o trabalho interior. O que contudo não o impediu de aproveitar o sucesso e a fama que obteve em diversos períodos.

Foi membro do trio Sá, Rodrigues e Guarabira, da excelente banda Joelho de Porco (que eu adoro) e além de compor para grandes intérpretes, como Elis Regina (Eu Quero uma Casa no Campo).

Para quem quiser saber mais sobre a sua vida e carreira, aconselho a ler o resumo da Folha Online que ficou legal sem encher linguiça.

Se você pesquisa joelho de porco na internet, receberá links de receitas do mundo todo. Como bom fã, trago abaixo alguns bons momentos do Joelho de Porco:

Não deixe ver ver e ouvir "O Grande Silva" onde percebemos o maravilhoso trabalho de teclado:





Um ensaio para um revival de 1997, México:





E pra finalizar, um ensaio de Soy Latino Americano:



7 comentários:

  1. O cantor gordaço é o Próspero Albanesi? Ou é o Billy Bond? E que linda que a Lorena Calábria já foi, não? Sim, estamos na mesma freqüência, Heraldo. Agora sem o Zé. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Sim, é o Albanesi, que deixou nosso plano em 1998.

    Você sabia que ele era argentino? Quanto tempo será que ele demorou para cantar em português sem sotaques? Um fenômeno!

    ResponderExcluir
  3. E cadê o Billy Bond, percursor absoluto do Punk Rock? Desse jeito, do Joelho de Porco só vai sobrar o joelho.

    ResponderExcluir
  4. Cara, se o Sr. Kaô não postasse isso eu não ia notar duas informações erradíssimas que coloquei no comentário anterior! Esse negócio de ouvir comentários e chegar a conclusões sem fazer a pesquisa é realmente perigoso!

    O Próspero Albanesi é paulistano, é o Billy Bond que era argentino, aliás, italiano de nascença!

    Quando ouvi dizer que o vocalista original havia morrido, referiam-se ao Tico Terpins que infartou em 1998. No início da banda, o Próspero Albanesi era baterista e só veio assumir a 1ª voz mais tarde!

    Ou seja: o Joelho de Porco não teve nenhum argentino de nascença na composição da banda e nenhum dos dois citados morreu!

    Além disso, Orlando, o Albanesi não está mais "gordaço". O Próspero Albanesi deve lançar um álbum solo em breve, visto ter anunciado que o show que fez na Virada Cultural de 2009 em SP teria sido o último com o Joelho. O Billy Bond, que entrou no Joelho em 1976 substituindo o Ricardo Petraglia, é hoje produtor de musicais de uma companhia teatral brasileira.

    Tradução: não foi a amazonense Janis Joplin quem matou o jamaicano Jimmy Hendrix em Johannesburg com um pano embebido em acetona! E também não foi por isso que proibiram a venda da acetona, é claro!

    Obrigado pela ajuda, Sr. Kaô! Volte sempre e abraços nos amigos!

    ResponderExcluir
  5. Excelentes informações, Heraldo. Mas acho que o Albanesi era o cantor naquele disco "São Paulo - 1554-Hoje", não era?

    ResponderExcluir
  6. Creio que não. São Paulo-1554-Hoje foi o primeiro álbum do Joelho, de 1974. Antes disso eles haviam lançado somente um compacto!

    Em 1974 o vocalista ainda era o Tico Terpins da formação original. O Albanesi era baterista e segundo vocal, mas ainda tinha o Conrado Ruiz e o Rodolfo Ayres Braga, respectivamente guitarra e baixo, que também faziam vocais!

    Em 1976 entrou no vocal o Ricardo Petraglia, que não chegou a gravar nenhum álbum e saiu no mesmo ano dando lugar para o Billy Bond.

    O interessante é que o Billy Bond ficou marcado como vocalista porque foi o período em que a banda fez mais sucesso, embalado no surgimento do punk rock na Inglaterra. As músicas mais conhecidas já haviam sido gravadas antes dele entrar, como Boing 723897 e Mardito Fiapo de Manga, que são desse primeiro álbum que você citou.

    Depois disso teve tanta mudança na banda que é até difícil de entender, por isso vou deixar para uma postagem específica! Acho que vale, não?

    Um abração!

    ResponderExcluir