sábado, 14 de junho de 2008

Foco





Foco é o que faz a gente ver uma coisa no meio de muitas coisas. Diferenciar algo ou alguém na grande massa que nos é apresentada.

Muitas vezes pensamos estar focados em algo mas notamos que o foco era falso ou que era apenas mais um mecanismo de auto-enganar-se, de embaçar a nossa visão.

Procuramos então lançar uma nova luz sobre nossos objetivos, para rapidamente refazer o trajeto para aonde queremos ir e o que queremos atingir.

Esse é o mecanismo que faz com que tenhamos força para caminhar. Perseguir um objetivo, ou vários, é uma maneira bastante saudável de manter-se ativo, sentir-se útil e feliz.



O processo de coaching que virou moda entre os grandes executivos hoje em dia, consiste puramente de técnicas para fazer com que as pessoas definam seus objetivos e chequem periodicamente se estão no caminho correto para traçar as correções de rumo quando necessário.

Parece fácil, mas lamentavelmente a grande massa humana leva suas vidas "empurrando com a barriga". Não tem objetivos e metas sequer para uma semana, quem dirá para 5 ou 10 anos que é o mínimo que os coaches propõe para seus clientes.




Sem a definição de objetivos, o indivíduo jamais sente que controla algo. É frequente ouvir pessoas comentando que "vai levando", "vai navegando", "segue pelo curso" ou que "vai para aonde a vida levar". É notório que estas pessoas não tem a menor noção de para aonde estão indo e não seria surpresa se não fossem a lugar algum.

Assumindo o controle:

Você já deve ter notado que quando deseja trocar de carro e pensa num "Modelo X" e de repente começa a perceber que o tal modelo parece persegui-lo. Você vê o carro por todo lugar que vai e até descobre que o seu vizinho tem um já há dois anos! Mas como você não havia notado?

A questão é que quando você definiu que queria o "modelo X", programou a sua mente para isso. Ela simplesmente alterou os filtros que normalmente atuam a todo instante e passou a parar de impedir que a informação sobre o "modelo X" chegasse até o consciente. Afinal, se você deseja um precisará do máximo de informações possíveis sobre ele.

O segredo para tornar-se dono do próprio destino então consistiria em relaxar e permitir-se desejar o que pretende. Programar seus próximos anos com a estratégia sobre aonde quer chegar e simplesmente permitir que seu eu interior, em contato com o movimento universal, faça o resto. Tudo começará simplesmente com esse relaxamento nos seus filtros para que você possa ver o que não via antes e continuará com o seu acompanhamento das etapas das metas sendo cumpridas.


*******


Em 2005 eu tive a honra de contatar o Mestre Thoth, que é patriarca da Igreja Expectante, movimento religioso com fortes bases martinistas. Na época ele estava com 90 anos e contou-me um pouco sobre os planos de modificação no movimento expectante pelos próximos 5 anos, afinal, a natureza não dá saltos. No mesmo dia eu pude conhecer a filha mais nova dele, de 17 anos.



A maior parte das alterações que ele citou eu pude perceber nos 2 anos seguintes. Se quiser conhecer um pouco do trabalho deles, veja em: http://gocphilippedelyon.org/index.htm

*******

Quanto aos filtros mentais, acabei de passar por uma situação bem interessante:


Somente depois que resolvi criar esse blog, comecei a notar quais dos meus amigos já tinham um. Qual não foi o meu espanto ao perceber que o Orlando, que eu havia acabado de encontrar no casamento do Bill, mantém blogs há muitos anos. Além disso, ele havia acabado de escrever algo sobre o nosso encontro! Veja: http://morior.wordpress.com/2008/06/02/inovacoes/

Agora se quiser ver um pouco mais do excelente estilo dele, aconselho a leitura do artigo "Nós somos uma gente muito esquisita" http://morior.wordpress.com/2008/06/05/nos-somos-uma-gente-muito-esquisita/ . Realmente é muito bom e vale dedicar alguns minutos para conhecê-lo.


*******
Quem me conhece percebeu que tenho adotado comportamentos diferentes nos últimos anos, como cursos, dietas, esportes e afins. Todos estes comportamentos fazem parte das etapas que preciso cumprir para metas que pretendo atingir entre 5, 10 e até 20 anos. Quando se descobre que basta manter o foco e ir corrigindo os rumos, parece que tudo fica mais fácil! :>)


Sucesso!



Nenhum comentário:

Postar um comentário